Toxina Botulínica
Toxina botulínica, conhecida popularmente como “botox”, é uma proteína produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Ela é usada na medicina há muitos anos para impedir a contração muscular.
Os Dermatologistas usam para impedir a contração de músculos da face. O objetivo pode ser a prevenção do surgimento das rugas, ou o tratamento de rugas já formadas. A Toxina Botulínica é injetada em doses muito baixas, diretamente nos músculos que se deseja paralisar. Apesar do uso mais conhecido para o tratamento em estética, a Toxina Botulínica é também utilizada por outras especialidades médicas.
Oftalmologistas utilizam o produto no tratamento do Blefaroespasmo, aquelas contrações involuntárias que fazem a pessoa piscar e contrair uma parte da musculatura da face. Ortopedistas utilizam para espasmos musculares que causam dores fortes nos pacientes que apresentam esta condição. Neurologistas indicam para o tratamento de alguns tipos de cefaleia.
Por impedir a contração dos músculos, o resultado é a suavização de marcas de expressão. Rugas da testa, cara de brava entre as sobrancelhas, pés-de-galinha, queixo celulítico e muitas outras indicações.
Além do seu uso em estética para as rugas, a Hiperidrose (suor excessivo) também pode ser tratada com a Toxina Botulínica. A aplicação é feita no local onde ocorre o suor excessivo, sendo a Hiperidrose Axilar a principal queixa dos pacientes.
Não existe uma idade ideal para começar ou uma contraindicação. Tudo dependerá da indicação, mas o bom senso deve imperar. Para o tratamento da face, a prevenção é a melhor opção. Pessoas com muita expressão e que já começam a apresentar os primeiros sinais ao redor dos 20 ou 30 anos podem se beneficiar bastante da aplicação.
Se a queixa é Hiperidrose Axilar, mesmo adolescentes podem ser submetidos ao tratamento. Esta opção terapêutica costuma trazer grande melhora na qualidade de vida e na autoestima dos pacientes.
Após a aplicação, com 3 a 5 dias você sentirá uma sensação diferente, de peso na área tratada. Com 15 dias você terá o efeito completo da toxina. O efeito para a face dura em média 4 a 5 meses. Em pessoas que usam muito a expressão e fazem atividade física pode durar um pouco menos. Não existe uma regra e pode variar bastante entre os pacientes. Importante salientar que o resultado vai se perdendo de maneira lenta e gradual, então é comum que com 2 meses você já consiga esboçar algum leve movimento no músculo.
Após este período você volta a ser exatamente como era antes. Muitas pessoas questionam sobre “piorar as rugas” após usar o tratamento por muitos anos, como se o músculo viciasse. Na verdade o que acontece é que o paciente gosta do resultado e faz a cada 6 meses. Após 10 anos fazendo o tratamento ele começa a comparar com o resultado que conseguia no início e o que consegue hoje. E naturalmente não será o mesmo, visto que se passaram 10 anos e nossa pele e nossos músculos estão envelhecendo conosco.
Gestantes e lactantes devem aguardar para se submeter ao tratamento com a Toxina Botulínica. Infecção no local da aplicação e doença autoimune em atividade são outras contraindicações.
O procedimento é feito em consultório médico, usamos uma seringa especial com agulha superfina que permite uma aplicação menos desconfortável. São necessárias algumas picadinhas e o anestésico tópico pode ser usado para as pacientes mais sensíveis.
A paciente pode retomar suas atividades normais logo em seguida da aplicação. Recomenda-se evitar a prática de atividade física nas primeiras 24 horas. Como a aplicação é feita com agulha, um roxinho pode acontecer, apesar de ser infrequente.