Peeling
Peeling vem do verbo “to peel” do inglês, e significa descascar, descamar. E esta é uma das características mais famosas do Peeling Químico. Não é regra, mas quando vemos alguém descamando já vem logo a pergunta “Você fez peeling?”
O peeling pode ser classificado em físico ou químico.
O físico faz uma esfoliação mecânica na pele e remove a camada mais superficial, apenas células da camada córnea. O mais famoso deles é o Peeling de Cristal, muitas vezes oferecido por esteticistas.
O nosso foco aqui é o Peeling Químico. O produto é aplicado na pele, em consultório médico. Vários ativos podem ser usados e com efeitos diferentes de acordo com a indicação.
Os Peelings também são classificados quanto à profundidade de ação, desde os muito superficiais até os profundos.
O peeling superficial tem sua ação restrita à epiderme, não atinge a derme. Já o peeling profundo atinge as camadas mais profundas da derme.
Para o peeling usamos substâncias químicas que em contato com a pele terão derminado tipo de ação. A mesma subtância pode ser usada em concentrações mais baixas ou mais altas, alterando o resultado, a profundidade e a reação inflamatória esperada.
Alguns peelings são camada dependente, e nestes casos a sobreposição de camadas resultará em um peeling mais “forte”.
Outras subtâncias são tempo dependente. Se deixar na pele por 4 horas terá um resultado, se deixar por 8 horas, outro resultado. O médico deve definir o tempo de ação do seu peeling.
O mesmo peeling com a mesma concentração pode ter efeito diferente em pessoas diferentes. Ou seja, peles mais oleosas e mais espessas são mais tolerantes. Peles mais sensíveis, e aquelas em uso de ácidos são mais finas e menos tolerantes.
Cada peeling tem sua indicação específica, o médico Dermatologista deve examinar e dizer qual o melhor no SEU caso. As principais indicações são acne, melasma, poros dilatados, manchas, cicatrizes de acne, rugas finas e queratoses.
Há uma resposta inflamatória conhecida e esperada quando fazemos o peeling, mas como todo procedimento, às vezes pode haver complicações.
O médico deve saber reconhecer e tratar eventuais reações indesejadas. Elas podem variar de uma leve alergia ao produto, até escurecimento de manchas prévias, surgimento de novas manchas, vermelhidão e reação do tipo acneiforme. Por isso todo procedimento deve ser indicado antes pelo médico.
Gestantes e Lactantes não devem se submeter a este tipo de procedimento.
Alguns tipos de peeling permitem o retorno imediato ao trabalho, e outros exigem um tempo de afastamento e recuperação. O seu médico deve escolher com você aquele que mais se adequa às suas necessidades.