Infiltração Intralesional

A Infiltração Intralesional é um procedimento realizado pelo médico. Com o auxílio de uma seringa e agulhas, ele consegue fazer a injeção do medicamento diretamente no local que deseja tratar.

Em Dermatologia a Infiltração Intralesional mais frequente é feita com a injeção de corticoide. As principais indicações são para tratar cicatrizes hipertróficas e quelóides, e também em alguns casos de doenças do couro cabeludo.

Algumas Alopecias se beneficiam da Infiltração Intralesional e seu médico pode indicar este procedimento, se for este o seu caso.

A Alopecia Areata em placas tem excelente resposta com a Infiltração Intralesional. Outras condições como o Liquen Planopilar, Lupus Discóide e Alopecia Frontal Fibrosante são outras doenças que costumam melhorar com o uso do tratamento local.

O procedimento é feito em consultório médico, não é necessária a aplicação de anestesia e nem afastamento do trabalho. Após higienizar o local da aplicação, o Dermatologista vai fazer punturas e injetar pequena quantidade do medicamento no local. Um aparelho de anestesia vibratória pode ser usado para controlar o desconforto da injeção.

Não existe um limite de idade ou contraindicação para o procedimento em crianças, no entanto, evitamos fazer naqueles mais novos que não compreendem o benefício do tratamento. Nestes casos optamos pelos tratamentos tópicos ou orais.