MMP

Microinfusão de medicamentos na pele, ou MMP®, é uma técnica na qual se faz a aplicação de medicamentos na pele com o uso de agulhas e micropunturas. Esta é uma técnica recente e moderna desenvolvida por um médico brasileiro, Dr Samir Arbache.

A MMP® utiliza uma máquina com múltiplas microagulhas na sua ponta. O número de agulhas e a sua profundidade podem ser ajustados de acordo com a necessidade e a indicação do procedimento. As agulhas são estéreis, de uso único e individual. Para cada nova sessão a ponteira com as agulhas são trocadas e descartadas ao final do procedimento.

As agulhas da MMP® penetram apenas superficialmente e o medicamento é entregue por capilaridade. Desta forma conseguimos injetar o medicamento exatamente no local onde ele irá agir. Por exemplo, no couro cabeludo, na base do folículo piloso.

Destaca-se o procedimento realizado no couro cabeludo para engrossar e estimular o crescimento dos fios. O protocolo é variável e o médico vai dizer qual a melhor frequência de realização no seu caso. Os resultados são variáveis e dependem da própria resposta do indivíduo. O registro com fotos antes e depois comprovam a boa resposta do método. Vocë conseguirá visualizar a melhora já ao terceiro mês da aplicação.

A MMP® é realizada em consultório e não há necessidade de anestesia. Raros pacientes mais sensíveis podem receber anestesia, se assim preferirem. Costuma ser bem tolerada e dura pouco menos de meia hora. O paciente pode manter sua rotina normal após o procedimento, pode inclusive ir trabalhar em seguida. O couro cabeludo fica discretamente avermelhado, mas sem sangramento visível.

Pacientes que praticam natação são orientados a evitar a prática no dia do procedimento.

Em casa o paciente não costuma sentir dor nem desconforto no local. Em alguns casos uma leve pinicação pode acontecer, mas esta se resolve em menos de 24 horas.

Pode também ser indicado para estímulo de colágeno, rejuvenescimento, manchas, melasma e cicatrizes de acne. Difere do método de microagulhamento com roller pelo fato de injetar o medicamento. O método que utiliza o rolinho com agulhas apenas perfura a pele, e não consegue injetar a medicação no local desejado. Por isso a superioridade da MMP® em relação ao microagulhamento com roller.